O Ensino a Distância

 

O Ensino a distância(EAD) cresce de forma rápida no Brasil e no mundo. Em 2014, 25% das matrículas no ensino superior no Brasil foram nessa modalidade. E os números continuam crescendo. Na América Latina, esse crescimento foi em média 15% nos últimos 5 anos, e as expectativas para o Brasil são de um crescimento de mais de 20%.

Custo menor, flexibilidade de horários e desenvolvimento da tecnologia estão entre os principais motivos para esse crescimento.

Em algumas áreas o número de cursos oferecidos nessa modalidade é maior. As ciências sociais aplicadas e as ciências humanas estão entre as maiores ofertas. Na área da saúde, em especial na graduação em medicina, a oferta é menor. No entanto, esse cenário pode estar mudando. Os cursos de extensão e os preparatórios para concursos crescem de forma mais consistente, assim como a pós-graduação em algumas especialidades.

Em 2014, cerca de 20.000 cursos livres foram oferecidos na modalidade EAD. Na maioria, cursos de aperfeiçoamento, de curta duração. É aí, que a medicina e as ciências da saúde devem tornar-se maiores nos próximos anos. A demanda por melhor capacitação é grande e o número de egressos das gradações nessas áreas, cada vez maior.

Deixe uma resposta